Quando pedir um empréstimo pessoal?
Sabemos que imprevistos acontecem e, mesmo que você tenha um planejamento financeiro bem organizado, solicitar um empréstimo pessoal pode ser a melhor alternativa em algumas situações. Emergências diversas, como um conserto no carro ou até mesmo uma questão de saúde, costumam estar entre os principais motivos para pedir o crédito pessoal.
Entre as opções disponíveis no mercado, o empréstimo pessoal costuma ser a que oferece melhores condições de pagamento. No entanto, é preciso analisar a situação como um todo antes de tomar a decisão. Quer saber mais sobre o crédito pessoal? Então continue a leitura e confira nossas dicas.
É hora de pedir um empréstimo pessoal?
Como falamos acima, são inúmeras razões que levam as pessoas a solicitarem um empréstimo pessoal. É importante saber que você não precisa perder o controle da situação para tomar essa decisão, aliás, na maioria das vezes o crédito pessoal se mostra uma solução eficiente para evitar as grandes dívidas.
O empréstimo pessoal pode ser utilizado para resolver situações emergenciais do dia a dia, como um tratamento médico, o conserto do carro ou uma reforma em casa, e até mesmo para quitar dívidas já existentes com juros maiores. Como uma opção viável e segura, o crédito pessoal é uma saída inteligente para colocar o orçamento em dia.
Deseja fazer um curso e investir no seu aprimoramento profissional, mas está sem dinheiro em caixa? Então o crédito pessoal pode lhe auxiliar. Ou está pensando em viajar e não quer se endividar com o cartão de crédito? Que tal conferir as opções de empréstimo pessoal disponíveis para você?
Quais as vantagens do empréstimo pessoal?
Além de oferecer taxas de juros mais atrativas do que aquelas do cartão de crédito, o empréstimo pessoal tem como vantagem o planejamento das parcelas. Ou seja, você pode optar por uma modalidade com parcelas que cabem no seu bolso e não comprometer o restante da sua renda mensal. Além disso, as instituições financeiras facilitam o processo, utilizando o seu veículo como garantia do empréstimo. Assim, com menos burocracia, fica mais fácil equilibrar as contas, não é mesmo?
Como solicitar um empréstimo pessoal?
Antes de solicitar o empréstimo pessoal, é importante analisar todas as contas pessoais e familiares, para compreender a sua realidade. Por isso, o planejamento financeiro é fundamental. Com essas informações na ponta do lápis, será possível fazer um negócio seguro, evitando imprevistos lá na frente.
Pegar um empréstimo pessoal requer planejamento e organização. Dessa forma, analise todos os ganhos e gastos mensais e identifique quanto da sua renda poderá ser comprometida com as parcelas do novo empréstimo. Tenha em mente que reduzir gastos ou despesas poderá ser preciso, a fim de controlar o orçamento e manter as contas em dia.
Leia também: Nome sujo: entenda como isso interfere na sua vida
Como saber qual a parcela ideal do empréstimo?
O valor da parcela é fundamental na hora de solicitar o seu empréstimo pessoal. Mas como saber qual a parcela ideal? De maneira geral, após analisar todos os seus ganhos e gastos, o recomendado é arcar com uma parcela que não ultrapasse 15% da renda líquida mensal. Mas atenção: essa porcentagem deve equivaler a todas as suas dívidas, então, caso tenha outras, o valor somado não deve ultrapassar essa estimativa.
Evite cair no erro de diminuir a quantidade de parcelas com o intuito de quitar o seu empréstimo pessoal mais rápido, pois essa decisão pode comprometer o seu orçamento e causar transtornos lá na frente. Seja realista e evite exageros, afinal de contas, é preferível arcar com uma parcela que caiba no seu orçamento do que atrasar o pagamento, não é mesmo?
Não abra mão de contar com uma instituição financeira de confiança como a VIACERTA, que há mais de 20 anos contribui para a organização financeira dos brasileiros. Se você deseja saber mais sobre o empréstimo pessoal, entre em contato e converse agora mesmo com um de nossos especialistas.