propriedade rural

Propriedade rural: será que eu devo economizar, poupar ou investir?

Muitas pessoas têm o sonho de comprar sua propriedade rural ou, pelo menos, um pedaço de terra para plantar. Para isso, muitos buscam programas e créditos voltados para pequenos e médios agricultores.

Voltados para quem não tem muitas condições de adquirir sua propriedade rural, essas iniciativas auxiliam o financiamento e a conquista desse sonho. No texto a seguir, mostramos algumas ideias e dicas para economizar, poupar e investir na propriedade rural.

O que é propriedade rural?

Propriedade rural é, de acordo com a Lei nº 4.504, de 30 de novembro de 1964, também conhecida como Estatuto da Terra, a área destinada a negócios ou trabalho agrícola. Deve-se também preservar os recursos naturais, garantir o bem-estar dos proprietários e seus trabalhadores, bem como de suas famílias, ter níveis satisfatórios de produtividade e observar as relações de trabalho entre as pessoas que a possuem e a cultivem.

Além disso, a propriedade rural pode ser dividida como imóvel rural, ou seja, um prédio rústico em qualquer localização, que se destine à exploração agrícola, pecuária ou agro-industrial. Pode também ser uma propriedade familiar, um módulo rural, um minifúndio ou latifúndio.

Qual produção priorizar?

Depende de suas habilidades e gostos. Para quem tem uma propriedade rural, são muitas as possibilidades de produção. Uma delas é a criação de animais. Desde a produção de carne, como porcos ou gado de corte e leiteiro, até outros tipos de criações, como coelhos, peixes, ovelhas e galinhas caipiras.

Outra possibilidade é apostar no turismo rural. Se a sua propriedade tiver muitos atrativos naturais, como rios, cachoeiras, nascentes e a possibilidade de produzir trilhas, essa é uma boa opção de negócio. Você pode montar uma pousada, restaurantes e alternativas de lazer para atrair as pessoas. Também, investir em redes sociais e marketing para ter muitos clientes.

Se lidar com pessoas e animais não é uma boa opção para você, tem sempre a produção agrícola, como a horta de produtos alimentícios. Se você tiver um bom lugar para plantar, solo fértil, adubo e água abundante para regar, já pode começar a produzir verduras, frutas e legumes.

O melhor é que, para vendê-las, você pode promover parcerias com supermercados e sacolões. Uma alternativa é você mesmo comercializar em feiras livres e cidades vizinhas.

Vale a pena economizar, poupar ou investir na propriedade rural?

Para começar, vamos entender qual a diferença entre os três termos. Economizar é reduzir gastos e evitar o desperdício de dinheiro. Poupar é quando você economiza o dinheiro há algum tempo. E, finalmente, investir é quando você utiliza o dinheiro que poupou para fazê-lo multiplicar enquanto está guardado.

Abaixo, damos algumas dicas de como economizar, poupar ou investir na propriedade rural. Confira!

Economizar

Para começar a economizar em sua propriedade rural, é fundamental identificar seus custos. Custos fixos são os que têm todo mês, como água e luz. Os custos variáveis dependem do que foi realizado e gasto mensalmente, a exemplo de volume da ração consumida pelos animais.

Isso feito, faça um planejamento e crie uma estratégia. Muitos de nós não têm o hábito de ter uma educação financeira. Devido a isso, não temos muito controle de nossos gastos e despesas. Por isso, o planejamento é essencial.

Um bom jeito de economizar na propriedade rural é reduzir os custos com energia elétrica, ao substituí-la por solar ou eólica. Caso não consiga fazer essa troca, utilize lâmpadas de LED. Elas economizam cerca de 80% de energia elétrica.

Poupar

Para poupar, uma das ideias é você planejar melhor a jornada de trabalho, para alcançar maior produtividade e não gastar com horas extras. Caso precise utilizar esse recurso, transforme as horas extras em dias de folga, para maior descanso dos trabalhadores e menos custos para você.

Tenha cuidado com o estoque, também. Um estoque muito cheio poderá deixar o capital parado e ainda corre o risco de perder produtos. Ao contrário, um estoque muito enxuto pode ter como consequências compras de última hora e gastos desnecessários. O ideal é ter uma gestão de abastecimentos eficiente para controlar melhor esse setor.

Muitas pessoas acreditam que a melhor maneira de poupar é reduzir os custos comprando insumos mais baratos e diminuindo a qualidade do produto. No entanto, além de diminuir a qualidade, ainda deixa a clientela insatisfeita. Um bom caminho é melhorar cada vez mais a produção e, por meio de um planejamento eficaz, reduzir os custos sem mexer na qualidade.

Investir

Além das ideias de produção já citadas, existem outras formas de investir em sua propriedade rural. Uma delas é, caso tenha um lago em sua propriedade e ela for próxima à área urbana, ter um pesqueiro como ótima opção de lazer. Muitos locais ainda utilizam a modalidade pesque, pague e solte, para preservar o meio ambiente.

Outra oportunidade é investir no plantio que não precisa ser, necessariamente, uma horta de produtos alimentícios, já citada aqui. Plantações de algodão e eucalipto são comuns em nosso país. Desse modo, é uma boa forma de usar suas terras. Além disso, muitas empresas se interessam por essas grandes plantações.

Flores também são opções para se plantar. Não só por embelezar e decorar os ambientes, mas por ter propriedades terapêuticas, são bastante utilizadas pelas indústrias farmacêuticas, estéticas e alimentícias. Outra boa ideia de plantação é o feno. Não só você garante alimento para seus animais, como também pode revendê-lo a outros produtores rurais da sua região!

O que fazer nas entressafras?

Entressafra é o período entre a última colheita e a próxima plantação. Muitos agricultores costumam perder dinheiro nesse período, pois é quando o solo está descansando e recuperando as suas forças. Entretanto, muitos produtores rurais criativos continuam a lucrar mesmo nas entressafras.

Culturas de inverno, como trigo, sorgo e aveia, são uma ótima possibilidade de crescimento nesse meio tempo. Nesse caso, é necessário fazer a rotação de áreas. Enquanto um local se recupera, o outro desenvolve as plantações.

Uma alternativa é fazer a integração entre lavoura e pastagens. Enquanto o solo se recupera, o gado pasta. É claro que, durante a seca e a estiagem, o capim não será tão nutritivo quanto nas outras épocas do ano. No entanto, é uma boa alternativa para a subsistência do proprietário e sua família, além de seus colaboradores.

Qual a lucratividade média das principais culturas brasileiras?

A produção agrícola cresceu 8,3% em 2018, após uma queda em 2017. Dessa forma, ela chegou a R$343,5 bilhões, atingindo um novo recorde desde 1974, de acordo com a Agência de Notícias do IBGE. Ainda de acordo com esses dados, os commodities responsáveis por esse crescimento são os de soja, algodão e café, com os respectivos dados percentuais de 13,6%, 52,3% e 22,0%.

Investir em uma propriedade rural pode ser uma ótima alternativa para quem deseja atuar no campo e obter bons ganhos. É preciso, no entanto, ter algum conhecimento na área e contar com o apoio de profissionais qualificados para alcançar o sucesso.

Quer ficar sempre por dentro de assuntos como este? Curta a nossa página no Facebook!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.