impactos ambientais na lavoura

Impactos ambientais na lavoura: saiba como diminuí-los

O produtor não pode estar apenas preocupado com o seu nível de vendas ou com como conseguir financiamento rural, se quiser atingir seus objetivos. É preciso estar atento aos aspectos internos da produção rural, como plantio, administração das máquinas e qualificação dos funcionários.

Em muitos casos, eles causam impactos ambientais na lavoura que são tão sérios que afetam a sua plantação por vários períodos. Geralmente, associamos os problemas no meio ambiente às grandes produções industriais, que não têm nada a ver com o campo.

Porém, a falta de conhecimento sobre o tratamento do solo e o uso inadequado de determinadas técnicas pode causar grandes problemas para o planeta. Por isso, é tão importante conhecer quais são os tipos de impactos de certas práticas e como é possível diminuí-los. Aqui, vamos entender mais a respeito desse assunto. Entenda!

Quais são os impactos ambientais causados na lavoura?

Se formos comparar, as atividades ligadas à criação de gado geram muito mais problemas para o meio ambiente do que as demais ações rurais. Contudo, a produção agrícola também tem sua responsabilidade em relação ao impacto ambiental.

O cultivo de plantações gera uma série de situações que mudam o ambiente, como o desmatamento, a transposição de água, o uso de fertilizantes e agrotóxicos que acabam contaminando o solo e os lençóis freáticos, entre outras atividades. Soma-se isso ao uso desenfreado da biotecnologia, os alimentos transgênicos podem causar alguns problemas em relação às espécies que não são.

As sementes com essas características são mais fortes. Por isso, são mais suscetíveis a se espalhar pelo solo e tomar o lugar de outros tipos. Elas acabam destruindo a possibilidade de variação. Obviamente, há uma perda de biodiversidade e também um desequilíbrio ambiental em longo prazo.

Outro problema está ligado às técnicas utilizadas de forma errada, como a monocultura. Essa atividade, se feita por muito tempo, tende a deixar o solo pobre, causando a sua exaustão. Além disso, ter níveis altos de determinadas plantações pode intensificar o envio de gases poluentes para a atmosfera. A cultura de arroz, por exemplo, tende a produzir o gás metano (CH4).

Como diminuir esses impactos na lavoura?

Visto que os problemas no ambiente prejudicam todos os níveis da produção rural, hoje em dia, existem estudos que procuram desenvolver um equilíbrio para que os processos da agricultura não causem tanto mal ao meio.

A agroecologia é um exemplo disso. Nesse tópico, nós separamos algumas medidas que podem ajudar a diminuir os impactos na lavoura.

Descarte as embalagens corretamente

A produção de lixo feita pela humanidade, há anos, traz diversas consequências para o nosso modo de vida, além de ser extremamente maléfica para os animais. No caso da área rural, a atenção deve ser dobrada, pois há também o advento do uso de agrotóxicos.

Muitas dessas embalagens ficam contaminadas com os resíduos dos produtos e, se descartadas em local inapropriado, fatalmente, contaminarão o solo. Para evitar esse resultado, o produtor deve lavar três vezes ou fazer lavagem de alta pressão no recipiente e entregá-lo à instituição indicada pelo revendedor.

Florestamento e reflorestamento

Essa é uma estratégia que funciona muito bem para solos que são pouco férteis e que têm grandes chances de sofrer erosão. A estratégia é ocupar essa área com florestas, já que elas ajudam na recuperação, além de proteger os cursos e mananciais de água.

O produtor pode aproveitar esse método para investir em outros tipos de produções originárias da madeira, como celulose, carvão, lenha, entre outros. Claro, esse trabalho deve ser feito racionalmente, não esgotando as reservas de árvores conforme a demanda.

Rotação de culturas

Para não prejudicar a fertilidade da terra e para poder aproveitá-la da melhor forma possível, utilizar técnicas de rotação de cultura é fundamental. Aqui, procure se beneficiar das raízes e também tornar mais eficiente a drenagem.

Sempre preste atenção às condições da região, ao clima, às ferramentas disponíveis e também ao conhecimento da equipe. Os resultados são, além do salvamento do solo, a preservação da diversidade e o melhor controle das pragas.

Manejo integrado de pragas

Essa é uma técnica muito interessante e que pode ser uma resposta para o uso exagerado de agrotóxicos. Nesse caso, são utilizados diferentes métodos para controlar as pragas que aparecem na propriedade. Podem ser usados outros insetos, recolhimento e queima da parte prejudicada, feromônios, adubação, entre outros.

Afinal de contas, o uso excessivo de agrotóxicos, além de contaminar os alimentos, pode tornar as pragas mais resistentes. Como consequência, o produtor tende a usar uma dose mais concentrada, trazendo mais danos ao ambiente.

É bom saber que, desde 2001, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável por controlar o uso dessas substâncias, por meio de seu Programa Nacional de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos. De acordo com o órgão, os produtos que estão mais concentrados são laranja, mamão, morango, batata, tomate, maçã, banana, alface e cenoura.

Quais ferramentas podem auxiliar no processo?

A tecnologia será uma grande aliada para melhorar as práticas de produção rural e para que elas não afetem tanto o ambiente. Nesse sentido, é possível encontrar diferentes ferramentas. Vamos conhecer três fundamentais. Continue!

GPS

As tecnologias voltadas a facilitar a localização podem ser muito úteis para o produtor gerar mapas de sua propriedade, principalmente de sua lavoura. Elas também podem fazer isso por meio da amostra do seu solo. As vantagens são: maior facilidade e menos desperdício na hora da pulverização e do adubo.

Software de gestão rural

Programas que coletam e analisam dados serão peças chaves para que o produtor conheça sua fazenda e faça planejamentos mais certeiros. Muitas dessas ferramentas podem ser integradas a outros aparelhos e ser capazes de controlar operações a distância.

Ajudam a fazenda a ser mais efetiva na sua produção e a realizar suas atividades de forma sustentável.

Sensores

São dispositivos muito interessantes, pois são capazes de analisar as condições da lavoura. O agricultor tem em suas mãos dados importantes, como o nível de umidade e as condições de temperatura.

Informações que ajudam a saber qual é o momento certo para fazer a irrigação, por exemplo. Existem até sensores capazes de detectar a presença de plantas parasitas e liberar automaticamente herbicida.

Apresentamos, aqui, as principais dicas sobre como diminuir os impactos ambientais de sua propriedade. É sempre importante lembrar que precisamos ser responsáveis na hora de lidar com o meio ambiente.

Gostou do nosso texto sobre os impactos ambientais na lavoura? Então, acesse agora o nosso outro artigo sobre agricultura do futuro e continue aprendendo!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.