Imóvel para idoso: quais adaptações devem ser feitas?
Com o passar dos anos, as pessoas envelhecem, mas a casa permanece a mesma. Para evitar acidentes, não é necessário mudar toda a residência. Contudo, alguns ajustes simples podem ser eficientes a fim de adaptar o imóvel para idoso.
Esses indivíduos geralmente precisam de um maior cuidado. No entanto, muitos não gostam de ter cuidadores ou filhos cercando a sua locomoção e liberdade e buscam garantir a sua independência. Mas, por ser um ambiente familiar, muitos idosos relaxam e sofrem acidentes em casa. Quedas, fraturas e até mesmo óbitos podem acontecer nas residências.
Para evitar ao máximo essas ocorrências, confira a seguir algumas adaptações simples que fazem muita diferença na casa!
Por que um imóvel para idoso deve ser adaptado?
De acordo com a maioria dos geriatras, a maior parte dos acidentes com idosos acontece dentro de casa. Para evitá-los, é fundamental ficar atento aos detalhes. Adaptadores redondos para as quinas dos móveis e maçanetas de alavancas são grandes aliados para a melhor idade.
Além disso, para os idosos com locomoção reduzida e que precisam de apoios, como bengalas, é interessante disponibilizar andadores e até mesmo cadeiras de rodas. Lembre-se de que as portas devem ser alargadas, para que o indivíduo consiga passar por elas com maior facilidade e conforto.
Além da mobilidade reduzida e da estrutura óssea mais frágil, o idoso já não enxerga tão bem. Por isso, móveis e interruptores devem estar bem à vista, e itens menores, como fios e objetos no chão, devem ser evitados.
Quais adaptações fazem mais diferença?
Além das citadas acima, cores claras nas paredes facilitam a visibilidade nos cômodos. Abaixo, vamos compreender as melhores mudanças em cada local da casa.
Sala
Evite tapetes. No caso de não poder retirá-los, deixe de lado os escorregadios e use um modelo bem fixo ao piso, colado com adesivos próprios. Retire também fios soltos e espalhados pelo local, para evitar tropeções e quedas.
Poltronas e sofás devem ter estrutura firme, ser confortáveis e contar com a altura adequada, para que o idoso se sente com os dois pés no chão. Braços também ajudam bastante o ato de levantar e sentar. Aparelhos de som e televisão devem ter controle remoto, e o telefone precisa ser posicionado em um lugar de fácil acesso.
Cozinha
Um dos locais mais perigosos da casa, o fogão deve ter acendedores frontais e não laterais, para evitar que o idoso esbarre nos botões sem querer. Mantenha também o vidro aberto, para evitar que a pessoa acenda o fogão com ele abaixado. Se isso acontecer, o vidro poderá estourar.
As bancadas e pias devem ter uma altura que permita ao idoso manusear os alimentos ou lavar a louça sentado ou em pé. Além disso, os armários precisam estar ao alcance dos braços, para que o indivíduo não precise abaixar ou usar escadas para pegar o que precisa.
Quarto
Evite muitos móveis que podem impedir a circulação do idoso pelo espaço. Prefira pisos fáceis de limpar e sem tapetes. Mesinhas de cabeceira podem ser boas opções, desde que tenham uma altura ideal, assim como a cama. Deixe sempre um telefone próximo ao local de dormir, com números de emergência caso o idoso se sinta mal à noite.
Evite muitos móveis no quarto, para que o idoso possa se orientar e se locomover durante a noite. Luzes e interruptores próximos à cama também são fundamentais, para que ele consiga enxergar caso precise se levantar durante o período noturno.
Banheiro
Esse é outro local bastante propício a acidentes. Por isso, deve ter piso antiderrapante e barras de segurança. Evite cortinas no box, pois elas podem se enrolar nas pernas do idoso e provocar quedas, além de molhar o piso do banheiro e ocasionar escorregões.
O assento do vaso sanitário pode ser elevado para facilitar o uso, e cadeiras para banho podem ser colocadas dentro do box do chuveiro para auxiliar a higiene. Evite degraus ou desníveis no banheiro e use acrílico ou vidro na estrutura do box.
Tapetinhos ou pisos de banheiro são armadilhas para os idosos. Tanto os de borracha quanto os de pano podem escorregar e levar o idoso junto. É melhor ter uma cadeira no banheiro para ele se sentar e secar os pés com segurança.
Varandas e quintais
Áreas externas devem ser cobertas, para evitar que a chuva molhe o piso e provoque escorregões. Animais também devem ser mantidos fora de casa, a fim de evitar sustos e tropeções.
Já os pisos dos quintais não devem ser lavados com detergentes e sabão em pó, pois ficam escorregadios. Além disso, evite calçadas e degraus quebrados nas áreas externas e substitua as escadas por rampas com corrimão.
Como escolher a localização do imóvel para o idoso?
Dê preferência a locais de fácil acesso, próximos aos médicos do idoso e com muita variedade de transporte público. Além disso, que tenham padarias e supermercados ao redor. Dessa forma, o idoso poderá ser independente sem precisar se deslocar muito.
Ademais, priorize lugares calmos, com elevadores e sem escadas. Se o espaço tiver academia ou locais propícios ao lazer, também é muito bom! Evite que o idoso se canse muito em uma casa grande ou com quintal e jardim, pois, morando sozinho, as tarefas domésticas também serão por conta dele.
Um bom relacionamento com vizinhos e atividades fora de casa também são fundamentais para a saúde do idoso. Danças, teatro, circo, cinema e muitas outras atividades são prazerosas e auxiliam o fortalecimento do corpo na melhor idade. Desse modo, o imóvel ideal para o idoso é aquele que atende ao estilo de vida do morador.
Geralmente, é preferível que o idoso continue a morar no mesmo imóvel. Por estar acostumado a um mesmo ambiente, ele mesmo consegue se situar no local e evitar quedas e esbarrões.
Como você viu, as adaptações são simples e baratas, basta ter um pouco de tempo e paciência para arrumar tudo. Dessa forma, acidentes são evitados e a independência do idoso é preservada. Atualmente, muitos idosos estudam e alguns ainda trabalham. Por isso, ter uma maior acessibilidade e praticidade é essencial para eles.
Gostou do conteúdo sobre imóvel para idoso? Quer entender mais sobre cuidados na melhor idade? Então, saiba tudo sobre a alimentação para idosos em nosso blog!