Entressafra: veja 3 dicas de como lucrar durante esse período
Muitos produtores rurais, principalmente os de pequenas e médias empresas ou, ainda, os de produção familiar, costumam temer algo em comum: a entressafra. Enquanto os grandes produtores aproveitam esse período crítico para descansar as lavouras e fazer a manutenção das máquinas e o armazenamento dos grãos, a agricultura familiar fica sem muitas alternativas para obter lucro.
No texto abaixo, damos algumas dicas de como contornar esse problema e evitar grandes prejuízos. Continue conosco e saiba mais!
O que é a entressafra e qual a sua importância para as colheitas?
A entressafra é, como o nome diz, o período entre as safras de uma lavoura. Ela, que acontece entre a colheita e o plantio, precisa que o solo fique em repouso, para recuperar as forças e se preparar para a próxima plantação. Nesse período, os produtos ficam mais caros, pois a procura continua a mesma, mas, após a colheita, eles acabam mais rápido.
Como ter bons lucros durante esse período?
Se não é bom para o consumidor, tampouco é para o agricultor. Durante a entressafra, o produtor rural não ganha mais como antes. No entanto, se ele souber aproveitar bem esse período, consegue bons lucros durante a entressafra. Veja algumas dicas para isso.
1. Fazer plantio de sorgo
Uma planta que se adapta bem ao tempo de seca e à estiagem é o sorgo. Muito utilizado na indústria de panificação, sob a forma de farinha, esse cereal é conhecido por alimentar pessoas e animais em todo o mundo.
Por ser o quinto cereal mais produzido no planeta, deveria ser mais explorado no Brasil, principalmente na região Norte e Nordeste do país, que são as mais quentes. Existem quatro tipos: granífero, sacarino, vassoura e forrageiro. O último é mais utilizado como alimento para o gado.
2. Adotar culturas de inverno
Geralmente, o período da entressafra no Brasil acontece no inverno, quando as pastagens estão secas e as chuvas são raras. Por isso, muitos agricultores adotam culturas de inverno, para conseguir algum dinheiro durante o período e não deixar o solo muito tempo inativo.
Normalmente, quem opta pelas culturas de inverno faz a rotação de talhão, ou seja, enquanto uma área de cultivo descansa para a próxima plantação, as outras são utilizadas para manter a subsistência da família. Elas alternam de acordo com a região do país, mas as mais comuns são as áreas de milho, trigo e aveia, além do já citado sorgo.
3. Fazer a integração pastagem/lavoura
Para os pequenos agricultores, o período da entressafra costuma ser mais apertado do que os outros. No caso, muitos optam pela IPL, ou integração pastagem/lavoura. Nela, durante esse período sem colheitas e plantios, o solo descansa. Enquanto isso, o gado pasta.
No inverno, o capim não tem a mesma qualidade das demais estações do ano. Entretanto, se a forragem e a ração forem utilizadas, é possível driblar tranquilamente o período de descanso do solo, sem ficar completamente no prejuízo.
Gostou do conteúdo e deseja acompanhar mais conteúdos relevantes. Então, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Instagram e no Facebook.