dicas para economizar telefone

Saiba 7 dicas para economizar com telefone

Em uma casa com muitas pessoas, geralmente, a conta de telefone costuma ser alta, principalmente, quando há a do fixo e de celulares. No entanto, é possível economizar nesse pagamento mensalmente.

Muitas vezes, as operadoras têm pacotes familiares, justamente, para atender a esse tipo de situação. Em outros momentos, a própria família opta por não ter telefones fixos e utilizar somente celulares, o que também gera uma grande economia.

Confira, a seguir, 7 dicas para economizar com telefone todos os meses!

1. Confira o uso mensal e corte o desnecessário

Sempre que chegar a fatura do telefone, confira as ligações e os custos da conta. Caso perceba algum gasto ou descrição que não pareça familiar, procure a operadora e questione! Se ela não responder, entre em contato com a Anatel.

Quando você checar a fatura, veja o quanto você gasta em supérfluos. Por exemplo, o que adianta pagar a mais por ligações internacionais, se todas as suas ligações são locais? Fale com a sua operadora e busque um plano que melhor se encaixe à sua vida e de sua família.

2. Pesquise pacotes e promoções

Muitas vezes, as operadoras tentam vender aos seu clientes pacotes que parecem mais vantajosos, com mais benefícios e valor um pouco maior. Geralmente, os consumidores os contratam, pensando fazer um bom negócio.

Não caia nisso! Essa estratégia de venda se chama ancoragem e, ao contrário do que parece, é mais vantajosa à empresa do que ao consumidor. Pense bem antes de se render a esses apelos para não contratar serviços que nem vai usar.

3. Opte pelos chamados “planos controle” de celular

Para reduzir os gastos com telefonia celular, você pode optar pelos “planos controle”. Neles, você paga um valor fixo mensal, com benefícios e vantagens que você gosta de usar. Mesmo que você seja o único a contratar esse plano em sua casa, a economia já vale a pena.

No caso de mais de uma pessoa na família a utilizar frequentemente o celular, é interessante contratar “planos controle” familiares. Neles, as vantagens são as mesmas para todos e, dependendo do número de celulares, todos os valores podem vir juntos em uma mesma fatura.

4. Cuidado com as cobranças de SMS

Aparentemente inofensivas, as mensagens de celulares nunca são ilimitadas nas cobranças das operadoras, principalmente, por serem a maior fonte de lucro das telefonias. Os valores de pacotes de SMS podem parecer baratos à primeira vista, mas multiplique e veja quanto gasta ao final do mês. Você vai se surpreender.

Uma boa alternativa aos SMS, entre as dicas para economizar telefone, são os aplicativos gratuitos de mensagens. Desde o Whatsapp, que permite ligações de áudio e vídeo, ao Skype, um dos mais clássicos existentes, é possível manter contato frequente com familiares e amigos sem precisar pagar muito por isso. Pesquise, antes, as opções do mercado e se o pacote contratado inclui esses aplicativos gratuitos.

5. Encontre o plano ideal para economizar telefone

Existem sites que fazem uma pesquisa completa sobre os planos e pacotes de telefonia fixa e móvel que podem ser as melhores opções para você. Por isso, você deve analisar antes seus gastos e consumo mensal. Conheça bem sua situação financeira e como deve investir para não ter surpresas desagradáveis com as contas.

Afinal, você faz muitas ligações? Ou utiliza mais a internet de seu celular? Se for a última opção, pode ser mais interessante você contratar um plano com maior pacote de dados móveis. Caso você more ou trabalhe onde tem Wi-Fi, o pacote de dados não precisa ser tão grande. Saiba, primeiro, como gasta para descobrir o que contratar.

6. Saiba mais sobre pré e pós-pago

Os planos pré e pós-pagos são bem diferentes. No pré-pago, você compra créditos para o seu celular e vai consumindo ao longo do tempo, enquanto precisar. Ele é indicado para as pessoas que usam menos o celular e costumam ter benefícios, como aplicativos gratuitos. No entanto, caso você não gaste todos os seus créditos, depois de determinado tempo, eles serão bloqueados, e você precisará pagar a mais para tê-los de volta e ampliar sua validade.

Já o plano pós-pago é uma surpresa ao final do mês, nem sempre agradável, diga-se de passagem. É o famoso celular de conta, que você não sabe ao certo o que e quanto gastou ao longo do mês e só descobre quando a fatura chega.

Para evitar tanto um quanto outro, que podem apresentar gastos desnecessários, pode ser interessante contratar o “plano controle”, que mencionamos. Entre os dois planos, você paga um valor fixo mensal, cuja fatura vai chegar ao final do mês, como o plano pós-pago. Além disso, como na modalidade pré-pago, você sabe quanto vai consumir ao longo do tempo, sem problemas de perder a validade dos créditos.

7. Telefone, internet e celular juntos

Muitas vezes, pode parecer mais vantajoso contratar cada serviço em uma operadora diferente. No entanto, é interessante procurar uma única empresa e contratar os três serviços juntos. Além de ficar mais barato, você pode pagar tudo em uma única fatura e, por isso, essa pode ser a mais importante das nossas dicas para economizar telefone.

Algumas empresas oferecem vantagens e benefícios para quem opta por tudo em uma única operadora. No caso de telefone fixo e celular, você consegue a portabilidade sem custos a mais e continua com o seu número de telefone. Por isso, pesquise bastante antes de se decidir.

Dessa forma, você vai conseguir, além de equilibrar as suas contas, fazer sobrar um dinheiro ao final do mês. Outra dica para economizar telefone é evitar atender ligações a cobrar e ficar atento a golpes. Cada vez mais, os bandidos virtuais criam contas falsas, com vantagens interessantes, que podem fazer você ser vítima de uma fraude.

Caso isso aconteça, entre em contato com a Anatel Consumidor. Nela, você consegue se comunicar com a operadora e a Anatel e denunciar crimes e golpes virtuais. Muitas vezes, você pode obter um ressarcimento do quanto gastou com os bandidos e boas dicas para evitar cair em novos golpes.

Após essas dicas para economizar telefone, fica muito mais fácil ter um controle financeiro do tanto que você gasta mensalmente com essa conta. Fique atento e aplique essas sugestões em outras faturas, como televisão e internet.

Gostou das dicas? Mostre para seus familiares e amigos! Compartilhe agora mesmo nas redes sociais!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.