como ser um agricultor

Como ser um agricultor de sucesso? Confira as melhores dicas

O agronegócio é um setor primordial para a economia brasileira, pois fechou o ano de 2018 faturando R$570,31 bilhões. Devido ao alto consumo de alimentos, a produção interna e externa tem sido trabalhada, inclusive, por pequenos e médios produtores, que lutam para enfrentar os desafios do negócio e, assim, sobreviver. Porém, para isso, é necessário saber como ser um agricultor.

Com o conhecimento correto, é possível aproveitar os recursos hídricos, o clima favorável, a extensão de terra, entre outros fatores. Além disso, o produtor criará estratégias para alavancar a propriedade rural exponencialmente. Quer saber como expandir sua empresa rural e aumentar a lucratividade nas suas ações? Acompanhe este post.

Qual é a importância de buscar melhorias para a produção?

Buscar melhorias constantes na produção é relevante porque você poderá oferecer um produto de maior qualidade aos seus consumidores, bem como reduzirá custos desnecessários.

Por isso, é imprescindível utilizar as boas práticas agrícolas para que os produtores protejam sua saúde, a das pessoas que trabalham para eles e a dos indivíduos que vão consumidor seus produtos e alimentos. Esse padrão é praticado no mundo todo, com algumas pequenas diferenças em relação à legislação. Assim, cria-se uma mentalidade de prevenção aliada à melhora da qualidade da produção rural.

Logo, as boas práticas permitirão um aumento da renda, bem como fornecerão uma agricultura sustentável tanto ambiental quanto economicamente. Isso porque elas determinarão os princípios que devem ser seguidos, o treinamento e a educação das equipes envolvidas. Com isso, cada agricultor profissional poderá expandir sua produção.

Como ser um agricultor de sucesso?

Depois de realizar as boas práticas da agricultura, é hora de traçar estratégias para potencializar os ganhos, veja abaixo mais detalhes.

Fazer a gestão do negócio

Além de conhecer as melhores técnicas de cultura, é preciso saber como fazer a gestão do negócio para que ele seja rentável financeiramente. Dessa maneira, se as finanças são administradas de forma correta, haverá menos risco de se endividar ou de não honrar as obrigações com os empregados e fornecedores. Desse modo, é necessário avaliar o momento certo de investir em equipamentos ou em infraestrutura.

Também é interessante entender os custos relacionados à produção, a capacidade de divulgar e vender o que foi produzido no mercado e os concorrentes. Diante disto, aprofundar-se no conhecimento do seu negócio é garantir uma visão de futuro com boas decisões a médio e longo prazo.

Investir no gerenciamento do negócio

Uma vez que se controle e gerencie a produção rural, o agricultor deve investir em medidas e ferramentas que reduzam os custos da produção. Nesse quesito, a tecnologia pode auxiliar muito aumentando a produtividade e os lucros.

Procurar apoio de cooperativas rurais

As cooperativas rurais ajudam no desenvolvimento das propriedades, pois abrem portas fornecendo assistência técnica, crédito rural e contato com demais produtores locais. E, ainda, oferecem apoio para a comercialização e a divulgação das mercadorias. Além disso, fazem contato com mercados, feiras e escolas para possibilitar as vendas.

O guia completo sobre a agricultura familiar e seus desafios

Como a tecnologia pode ajudar?

Não pense que o pequeno ou médio produtor não tem acesso à tecnologia de ponta, pelo contrário. Ao começar a trabalhar com uma tecnologia desse tamanho na empresa, fica mais fácil de fazer o controle e a gestão de todo o processo. Por exemplo, é possível utilizar o monitoramento bico a bico da pulverização, a supervisão dos tratores por GPS, entre outros. Isso auxilia na economia de recursos, reduzindo perdas e trazendo mais eficiência.

Gostou das dicas sobre como ser um agricultor? Lembre-se de que é preciso enxergar a terra como um negócio, para que você consiga atingir seu potencial e melhorar os ganhos com novos mercados. Assim, não a considere apenas como uma tarefa mecânica diária, como era no passado.

Gostou do texto? Então, aproveite a visita ao blog para saber mais a respeito da agricultura familiar e seus benefícios.

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.