5 benefícios do boleto digital para conhecer e aproveitar
Quando se trata de formas de pagamento, optar por maneiras de otimizar o processo é o que todos procuram. Isso é ainda mais relevante no momento atual, em que as pessoas estão obrigadas a ficar em casa e precisam arrumar formas de evitar ao máximo o contato.
Ter a opção de gerar um boleto digital é uma praticidade de nossos tempos e deveria ficar disponível para todos os empreendimentos comerciais. Você já gerou esse tipo de documento? Sabia que ele tem diversas vantagens?
Neste texto, vamos falar sobre as características e benefícios do boleto digital. Confira!
Como funciona o boleto digital?
Imagine a cena: você faz uma compra em um site de eletrodomésticos e, ao finalizar o pedido, a loja oferece duas formas de pagamento: cartão de crédito ou boleto. Você clica em boleto e, automaticamente, é criado um documento em PDF, com o valor e a data de vencimento. Parece prático, não?
E é mesmo! O boleto digital é um arquivo gerado imediatamente. Em muitos casos, além de ter as informações sobre o valor e o vencimento, ele apresenta os custos adicionais, como juros. Caso você atrase, é só gerar uma segunda via que, inclusive, vem com a quantia atualizada e uma nova data para pagar.
Qual é a diferença entre o digital e o tradicional?
Um dos primeiros pontos que diferenciam os modelos é a forma de entrega. Enquanto o digital está a um clique de ser gerado, o segundo demanda uma solicitação para a empresa, como esperar a sua entrega pelos correios. Não é necessário dizer que isso pode gerar uma série de complicações, como atrasos na entrega e, consequentemente, o vencimento do pagamento.
Além disso, se for necessário enviar uma segunda via, dependendo do tipo de débito, o interessado deve entrar em contato com a instituição e passar por todo o processo de novo. No caso dos juros, muitas vezes, é preciso que o próprio credor faça os cálculos para saber quanto pagar. Só isso já demonstra a falta de praticidade que envolve o boleto tradicional e a pouca flexibilidade para lidar com as datas.
Quais são as vantagens do boleto digital?
Como acompanhamos no tópico anterior, o boleto tradicional não traz muitos benefícios para o pagamento das contas. O digital, por outro lado, pode oferecer muitas vantagens, tanto para a empresa quanto para o devedor. A seguir, vamos apresentar as principais!
1. Praticidade do pagamento por meios digitais
O boleto digital oferece uma grande disponibilidade para o devedor poder acessá-lo de qualquer lugar. Ele não perde tempo tentando separar os documentos relacionados às suas contas para tentar encontrar o certo. Com um só clique, é possível acessar não só a primeira via, como a segunda, ou até gerar uma nova com valores atualizados.
Além disso, há empresas que oferecem a consulta antecipada de pagamentos e do histórico, bem como a possibilidade de acompanhar compensações sem a necessidade de entrar em contato direto com a administradora.
2. Segunda via facilitada
Como destacamos na praticidade, a segunda via fica disponível facilmente, sem que você precise entrar em contato com a empresa. O documento pode ser baixado ou o código copiado para facilitar o pagamento.
Também devemos destacar que, em caso de atraso, o sistema atualiza automaticamente os valores dos juros, taxas e faturas. Alguns sites disponibilizam a opção de baixar o boleto diretamente pela página, outros mandam para o e-mail assim que ocorre a solicitação.
3. Lembretes automáticos
Quem nunca perdeu o vencimento de uma dívida por não marcar a data e esquecer que aquele era o dia de pagar? Claro que o sentimento é de frustração, ainda mais quando lembramos que será necessário pagar com juros. Pois é, com o sistema do boleto digital, isso dificilmente acontece.
Afinal, é comum que empresas que emitem esse documento on-line também enviem um SMS, assim como um e-mail avisando sobre o pagamento, com o documento e o código de barras. Inclusive, algumas instituições até disparam mais de um lembrete à medida que o dia do vencimento vai se aproximando.
4. Possibilidade de autoatendimento
Quando acontecia algum problema com o boleto impresso, era necessário entrar em contato com a empresa por telefone e esperar que a equipe responsável enviasse outro. Aliás, essa era a atitude padrão para qualquer erro relacionado às informações contidas no documento. Claro que isso demandava tempo e, muitas vezes, envolvia a chance de não receber a tempo por algum atraso do correio, exigindo a refação do processo.
Porém, o sistema de emissão da empresa não só oferece o documento, como também formas de contato e, em alguns casos, até um chat para falar com um atendente. É possível tirar dúvidas, fazer solicitações e abrir protocolos sem a necessidade de ir à companhia.
5. Emissão automática
Por fim, algumas empresas têm uma tecnologia que já envia automaticamente o boleto sem que o interessado solicite no site. Isso geralmente acontece em débitos recorrentes, como pagamento de planos de celular ou administradoras de cartões. O valor é enviado para o e-mail da pessoa, geralmente, quando faltam dez dias para o vencimento, o que colabora para que o pagamento seja feito sem atrasos.
Falamos como o boleto digital é uma das facilidades fundamentais para ajudar no pagamento de débitos. Essa tecnologia auxilia a empresa a receber mais rápido e evita que o pagador tenha problemas para quitar seus débitos, sejam contas digitais ou não. Ele, inclusive, tem acesso a outras informações a respeito de sua dívida, como histórico, segunda via, entre outros dados. Tudo para facilitar o custeio dos valores devidos.
Aliás, sabemos como o pagamento de débitos é um dos principais passos para melhorar a sua vida financeira. Quem não quer estar tranquilo em relação às suas despesas? Por isso, a equipe da VIACERTA tem várias linhas de crédito, entre em contato conosco e conheça todos os nossos serviços!