Atividade física para idosos: 4 exercícios para fazer em casa!
Um dos pilares para ter uma terceira idade com qualidade é a realização de exercícios físicos. Aliás, é importante dizer que não só nessa fase da vida, mas que desde muito cedo, movimentar o corpo é superindicado para ter um dia a dia mais saudável.
Porém, é importante ressaltar que a atividade física para idosos deve ser feita com cuidado. Afinal, esse é um período em que o corpo já não responde do mesmo modo e até não apresenta a mesma saúde. Por isso, duas coisas são importantes antes de começar: informação e acompanhamento médico.
Pensando em apresentar algumas possibilidades de exercício, neste texto, vamos mostrar o que você precisa entender sobre atividades físicas na terceira idade. Confira!
Por que é importante fazer atividades físicas na terceira idade?
Fisiologicamente, a partir dos 60 anos, o nosso corpo passa por intensas mudanças que podem ser vistas tanto esteticamente, quanto em relação ao nosso desempenho. As nossas funções ficam mais lentas e os músculos têm grandes chances de se atrofiarem. Para se ter uma ideia, à medida que vamos envelhecendo, perdemos em torno de 35% a 40% da fibra muscular. Também são perdidos em média 30% da inervação da musculatura.
Em termos práticos, isso significa que tanto a nossa força muscular quanto a nossa massa óssea sofrem alterações. Junte isso, a ser uma época em que a tendência é que paramos de trabalhar e começamos a aproveitar a aposentadoria. Porém, é exatamente nesse momento em que se exercitar deve virar um hábito.
Com a prática constante de exercícios físicos, o idoso consegue controlar melhor os impactos dessas perdas, além de ajudar para que os músculos que não se atrofiaram ajudem os que perderam massa.
Quais são os benefícios da atividade física para idosos?
Como vimos acima, os exercícios físicos podem ser cruciais para a manutenção da nossa massa muscular e ossos, principalmente, na terceira idade. Entretanto, existem outros benefícios fundamentais para quem pratica alguma atividade. A seguir, você vai conhecer os principais.
Previne doenças
É inevitável que tanto corpos jovens, quanto idosos devem fazer atividades físicas para manter a sua saúde constante. A prática de exercícios é fundamental para a prevenção de problemas cardiovasculares, para a melhora da nossa respiração, para o controle da pressão arterial, além de prevenir certos tipos de câncer e tornar alguns processos de envelhecimento mais lentos.
Ajuda no bem-estar
Quem já fez alguma atividade física sabe que sempre há uma sensação de bem-estar depois. O que acontece é que os exercícios ajudam na produção de hormônios ligados ao nosso bem-estar como serotonina e endorfina. Além disso, ela ajuda na sociabilização e, consequentemente, na saúde mental, já que muitos costumam praticar exercícios com outros idosos e acabam fortalecendo e criando relações.
Aumenta a força dos músculos, ligamentos e articulações
As atividades físicas regulares podem ajudar na saúde dos músculos, aumentando a força deles, assim como, das articulações. Também, com os ligamentos fortalecidos, existe uma melhorar consequente na mobilidade dos membros, reduzindo as quedas.
No entanto, é importante destacar que o tipo de atividade praticada por idosos, é diferente de pessoas mais jovens. Os exercícios são bem mais leves justamente pelo corpo não ter o mesmo desempenho de antes.
Ativa as funções circulatórias e respiratórias
Outra grande vantagem da atividade física é em relação à respiração e o sistema circulatório. Algumas, inclusive, exigem que se respire da maneira correta para que sua realização seja bem-sucedida. Além disso, a prática tende a estimular a circulação do sangue, ajudando a prevenir problemas mais graves como a trombose.
Quais são os exercícios para idosos fazer em casa?
Fazer atividades físicas em lugares específicos, como academias, é sempre uma boa oportunidade tanto de socialização, quanto de disponibilidade de equipamentos. Porém, sabemos que nem sempre essa é a situação de todos, muitos só podem fazer exercícios em casa. Por isso, separamos algumas dicas de exercícios para se fazer na sua residência. Confira!
1. Alongamento
Em muitos casos, o alongamento nem é considerado um exercício físico, ele é visto como uma forma de aquecimento. No entanto, movimentos para alongar o nosso corpo são ótimos para melhorar a flexibilidade e tornar as articulações mais elásticas. Além disso, são muito bons para a respiração, visto que ajudam na expansão dos pulmões.
Saiba que não há uma regra para fazê-los, mas geralmente começa-se de cima para baixa. Primeiro alongando o pescoço, depois os ombros, o tronco, os braços e os membros inferiores.
2. Caminhada
Apesar de não ser feita necessariamente dentro de casa, a caminhada é uma ótima maneira de se exercitar ao ar livre. O melhor é que não é nem preciso muito tempo, 30 minutos por dia, já podem fazer uma diferença bem grande. É importante destacar que caminhar não é fazer uma corrida, o ideal é andar mesmo, no seu ritmo, com um tênis confortável e em um trajeto com o mínimo de obstáculos.
3. Yoga
Ideal para auxiliar no equilíbrio físico e mental, Yoga é uma prática antiga que ajuda muito a postura e o aumento do foco. Outro é que a sequência de movimentos ajudam muito na flexibilidade do corpo, fortalecendo a musculatura.
Como no Yoga não há apenas exercícios físicos, mas também de respiração, ele é muito bons para os idosos. Então, a dica aqui é procurar por canais no YouTube, Instagram e até aplicativos que oferecem aulas que podem ser feitas de acordo com o seu nível.
4. Dança
Movimentar o corpo através da música é outra forma de realizar atividades físicas. O melhor, é que pode ser feito em casa e nem é preciso muito: um som e vontade, já podem proporcionar bons momentos em que se movimenta o corpo e, ainda assim, se diverte. Para aqueles que querem algo mais sério, assim como, Yoga, é possível encontrar aulas de dança on-line.
Ao longo deste texto, você acompanhou a importância da atividade física para idosos. Viu o quanto ela é benéfica para o corpo, ajudando a aumentar a flexibilidade e a melhorar a condição muscular. Além disso, apresentamos alguns exercícios que são simples e podem ser realizados dentro de casa.
Vale ressaltar que essas atividades são ideais para qualquer idade e que a prática constante é uma das melhores formas de investir na qualidade de vida.
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. Quer continuar acompanhando mais assuntos sobre a terceira idade? Então, não esqueça de assinar a nossa newsletter!