Por que março é o mês da mulher?

Março é reconhecido em diversos países do mundo como o Mês da Mulher.

É um mês inteirinho voltado a homenagear as mulheres de diversas formas: de flores a mensagens de reconhecimento, são muitas maneiras de ressaltar, em gestos e palavras, a importância das mulheres.

Porém é importante também estarmos atento às reflexões que esse período traz.

Muito além de parabenizar, conhecer as motivações por trás do Mês da Mulher pode ser uma maneira de pensar o seu papel na sociedade e em nossas vidas.

Então venha conhecer um pouco mais dessa história.

Mas, então, por que março?

Dia 8 de março é considerado o Dia Internacional da Mulher. A data foi oficializada em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), mas se sabe que os movimentos feministas a celebram desde o início do século XX.

Uma das propostas para a criação da data surgiu em 1910, a partir de uma sugestão da jornalista alemã Clara Zetkin.

Entre os marcos que deram corpo a essa proposta está o Dia das Mulheres, ocorrido em fevereiro de 1908 e 1909, nos Estados Unidos, em que milhares de mulheres reivindicaram seu direito ao voto e a melhores condições de trabalho.

Outro marco importante para a causa foi o trágico incêndio da fábrica Triangle Shirtwaist Company, em que 146 pessoas morreram, das quais 125 eram mulheres.

Isso fez com que as manifestações ganhassem força no mundo todo.

Apesar dos avanços, ainda há muitos desafios

Desde então, muitos direitos foram concedidos às mulheres, como melhores condições de trabalho e o direito ao voto e à participação na vida social e política.

Apesar disso, o cenário ainda é de desigualdade e violência.

De acordo com o estudo Global Gender Gap Report 2020, a diferença salarial entre gêneros no Brasil ainda é significativa, colocando o país na 130ª posição no ranking mundial.

Ainda, segundo pesquisa da Agência Patrícia Galvão (2020), 40% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de assédio moral em seus ambientes de trabalho.

Soma-se a tudo isso um apagão de dados relacionados ao acesso ao crédito, o que inviabiliza melhorias na qualidade de vida financeira, e os índices de violência física contra a mulher: uma em cada seis já foram vítimas de tentativa de feminicídio no país.

Suporte faz a diferença

Por isso, uma rede de apoio e a conscientização da sociedade como um todo são muito importantes!

Neste mês de março, é preciso pensar mais em meios de garantir igualdade entre os gêneros e menos no aspecto mercadológico que às vezes se atribui à data.

Quanto mais conhecermos as reivindicações das mulheres e mais entendermos as dificuldades ainda vividas por elas hoje em dia, mais seremos capazes de contribuir para um mundo mais justo e igualitário.

E caso você ou alguém que você conheça esteja passando por uma situação de violência, ligue 180, a Central de Atendimento à Mulher, para denunciar e conseguir o suporte necessário.

Gostou do conteúdo? Então segue nossas páginas no Facebook e no Instagram para ficar por dentro de outros informativos como este.

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.