adiar pagamento de impostos

Como renegociar dívidas e adiar pagamento de impostos?

Você já ouviu falar sobre dívida com o Tesouro? Essa é uma categoria de débito que diz respeito ao poder público. Assim, ela é tratada de forma diferente em relação a outros tipos. Ela não caduca, por exemplo. Como consequência de não quitá-la, além de multas que geram prejuízos financeiros, quem fica inadimplente em relação ao governo é inscrito em um banco de dados — como pessoa física ou jurídica.

Em momentos de crise, as dívidas se tornam comuns e completamente compreensíveis. Contudo, embora em alguns casos seja vantajoso adiar pagamentos de impostos, existem outras saídas mais atrativas que ajudarão nesse caso.

Se você deseja entender mais sobre esse assunto no âmbito da propriedade rural, não deixe de conferir as informações deste artigo!

Vale a pena adiar pagamentos de impostos?

É inegável que as cargas tributárias do país são bastante altas. Assim, muitos produtores rurais se veem em uma situação que exige adiar o pagamento de impostos. Porém, será que isso realmente vale a pena? Conforme dito, existem opções mais viáveis do que enfrentar as graves consequências desse ato. Entre os prejuízos, podemos citar:

  • altas taxas de juros;
  • maior chance de ter algumas linhas de crédito recusadas;
  • incapacidade de participar de licitações públicas;
  • responsabilização por parte do Fisco e muito mais.

Certamente, o melhor caminho a seguir é a organização financeira. Ela permite que você coloque suas contas na ponta do lápis, planeje-se para pagá-las e fique a par das datas de vencimento. Porém, conforme dito, é compreensível que nem todos tenham acesso a tais informações. Se esse for o caso, a melhor saída é a renegociação de dívidas.

A renegociação para produção rural é mais flexível quando comparada a outros tipos de dívidas. Assim, é preciso entender como a lei a encara e o que pode ser feito para lidar com ela.

Como a renegociação de dívidas pode resolver os pagamentos de impostos?

O ato de renegociar diz respeito à percepção de que não será possível quitar as dívidas ativas e fiscais. Assim, previamente, é solicitada uma renegociação. Muitos não sabem, mas no final de 2019 foi aprovada a opção de refinanciamento de dívidas para produtores rurais. Além disso, os bancos não podem se negar a renegociar dívidas advindas do crédito rural dos anos de 2005 a 2012.

A Agricultura 4.0 tem trazido muitas boas oportunidades para o setor. Maquinários tecnológicos, noções que levam o trabalhador rumo à emancipação e modernidade são apenas alguns exemplos disso. Ainda assim, antes dela, alguns fatores impediram amplamente que os produtores garantissem as melhores safras e fizessem crescer a produção, como a seca e a estiagem. Sem equipamentos para driblá-los, muitas dívidas se acumularam.

Sabendo disso, o Superior Tribunal de Justiça flexibilizou a possibilidade de adiar o pagamento de impostos em bancos. Para ele, o recebimento do valor do débito não diz respeito à instituição financeira, mas a um direito legal do devedor. Com essas informações em mãos, é preciso saber como efetuar a renegociação das dívidas da melhor forma possível.

Como renegociar as dívidas da melhor forma?

Se você optou por, de fato, adiar o pagamento de impostos, a renegociação é uma opção. Porém, não basta apenas solicitá-la. É preciso se planejar e saber exatamente com o que será preciso lidar futuramente. Também é interessante saber que, assim que o débito for quitado, é preciso solicitar a emissão de uma Certidão Negativa de Débitos. É ela que comprovará a regulação da dívida.

Entenda as taxas de juros

Antes de finalizar o processo, fique atento às taxas de juros. Elas tendem a altos valores, mas foram diminuídas, por lei, para o setor rural. Isso significa que devem ser atenuadas. Em todo caso, é preciso conferir se o pagamento dos juros não será maior do que a retirada de um empréstimo.

Em outras palavras, se o que será pago na obtenção de crédito for menor do que quitar o débito advindo de impostos no futuro, pode compensar considerar o crédito. Isso pode ser feito com uma financiadora. De preferência, escolha uma que conte com condições especiais para o setor. Opte também por empresas com pouca burocracia e que disponibilizem a possibilidade de fazer crédito com garantia em caso de valores mais altos.

Opte por parcelas que não prejudiquem a sua renda

Conforme dito, a organização financeira será sempre o caminho mais adequado para lidar com as dívidas. Com isso em mente, planeje suas finanças. Acompanhe os pagamentos todos os meses, separe os fundos necessários para quitá-los e entenda, na prática, para onde vai sua renda. Com essa organização em mãos, será possível saber com precisão quantas parcelas você poderá pagar.

Assim, opte por uma quantidade razoável de parcelas e por um valor em cada uma delas que não prejudique o pagamento de outras contas. Evitar o surgimento de novas dívidas é sempre uma forma segura de manter sua saúde financeira adequada. Com isso, você também evita que seja preciso adiar pagamentos de impostos em situações futuras.

Escolha um parceiro que lhe dê facilidade na negociação

Quem busca renegociar dívidas precisará passar por algumas situações inevitáveis. A apresentação de documentos e uma conversa clara e objetiva são algumas delas. Nesse momento, nada melhor do que contar com um parceiro que torne a experiência mais fluida e simples.

Uma empresa especialista no assunto deve contar, antes de tudo, com uma mentalidade ágil e que deixe o cliente confortável. Em seguida, ela deve se desprender o quanto possível de burocracias que tornem o processo longo e desgastante. E, lembre-se: cuidado com aquelas empresas que solicitam depósitos antecipados para a liberação de crédito.

Com todos esses pontos em mente, adiar pagamentos de impostos, renegociar dívidas e conhecer opções que facilitam o dia a dia do produtor rural se tornarão ações mais simples e executadas com eficácia e responsabilidade. A VIACERTA é a empresa ideal para esse momento. Nós sabemos o valor de seu dinheiro e trabalhamos para que suas necessidades sejam pontualmente atendidas!

Se você gostou de entender mais sobre o assunto e deseja saber como a VIACERTA pode ajudar a solucionar questões referentes a esse tema, não deixe de entrar em contato conosco hoje mesmo e conhecer nossas facilidades!

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.