Quando vale a pena fazer o adiantamento do 13º salário de aposentados?
Você já ouviu falar do adiantamento do 13º salário para aposentados ou pensionistas? Essa é uma possibilidade para quem precisa do dinheiro em uma ocasião específica. Antes de solicitar, é importante que o beneficiário tenha algumas informações que possam trazer vantagens e noções em relação aos seus direitos.
Independentemente da idade, ter um valor extra na conta sempre é de grande valia. Por esse motivo, o 13º pode ser adiantado por qualquer pessoa que tenha o direito de recebê-lo. Isso inclui, também, trabalhadores sob o regime CLT.
Se você deseja saber como funcionam as regras, não deixe de prosseguir com sua leitura!
Como funciona o adiantamento do 13º para aposentados?
Para esse grupo, o adiantamento do 13º salário funciona de forma similar ao dos trabalhadores dentro do regime CLT. As datas de solicitação é que são diferentes.
No caso da aposentadoria, tradicionalmente, o adiantamento é feito no mês de setembro. Porém, apenas a primeira parcela é paga, permanecendo a segunda no mês de dezembro.
Também houve uma mudança em função da pandemia enfrentada no momento. Nesse cenário, o governo decidiu adiantar metade do 13º de todos os aposentados e pensionistas. O pagamento da primeira parcela do valor será liberado nos meses de abril e maio.
Em primeiro lugar, receberão aqueles com direito a um salário-mínimo. Os que ganham acima do piso obterão o dinheiro em seguida. Independentemente da época em que o valor tradicionalmente natalino for retirado, é importante saber quando essa atitude vale a pena e como efetuá-la.
Por que os aposentados têm essa opção?
A opção de adiantamento do 13º ocorre por conta de um decreto presidencial. Executado pelo ex-presidente Michel Temer em 2018, sua função primária é promover uma injeção na economia, que tende a se intensificar nos últimos meses do ano, próximo às festividades.
No momento, a antecipação se dá em função da sobrevivência da população idosa, considerada grupo de risco para o coronavírus. Uma vez que a recomendação da Organização Mundial da Saúde é manter o isolamento durante um período nomeado quarentena, espera-se que o montante permita que alimentos e itens essenciais sejam comprados de uma só vez, reduzindo as saídas de casa.
Além dessa medida, quaisquer situações que antes exigiam a ida até o INSS foram suspensas. Até a prova de vida foi pausada, medida que sempre buscava evitar fraudes. Junto a ela, foram temporariamente desativados os serviços de bloqueio dos créditos, exclusão de procuração, suspensão de benefícios e mais soluções da Previdência.
Ao usar esse dinheiro em situações em que a antecipação é opcional, é sempre interessante questionar quando vale a pena realizá-la. Alguns motivos serão listados a seguir.
Quando o adiantamento do 13º salário vale a pena para o aposentado?
Partindo do princípio de que o montante a ser antecipado pode ser guardado para emergências e, em situações rotineiras, retirado apenas na data delimitada pelo governo, seguem alguns casos em que vale a pena fazer uso dele.
Quitação de uma dívida
Dívidas são situações comuns nos momentos de crise. Porém, é sempre recomendado quitá-las assim que possível para evitar que as taxas de juros transformem a quantia inicial em um valor cada vez maior.
Sabemos que débitos podem se tornar bolas de neve. Então, caso você esteja lidando com eles, uma boa ideia é utilizar o adiantamento do 13º salário para pagá-los ou minimizá-los.
Nesse momento, é importante conversar com a instituição em questão e buscar negociar. Essa ação pode reduzir amplamente o custo da dívida e facilitar seu pagamento. Além disso, é possível contar com uma financiadora que facilite sua gestão financeira.
Imprevistos
Imprevistos são bastante danosos e, no momento em que estamos vivendo, podem tomar grandes proporções. Ter o dinheiro do adiantamento do 13º salário pode ajudar a suavizar a situação, garantindo que você tenha o que precisa antes de algum problema acontecer. Assim, você terá preparo e não precisará lidar com um orçamento apertado.
Compra de algum produto ou serviço com urgência
O mesmo vale para produtos e serviços de urgência. Como a recomendação é ficar em casa, problemas que ocorrerem no ambiente doméstico podem requisitar reparos técnicos de especialistas — que pedem a compra de equipamentos específicos e, assim, a saída do lar. Nessas situações, ter um dinheiro guardado é fundamental.
O mesmo pode ser dito em relação a remédios, compras para a casa, alimentação e itens básicos para o dia a dia. Ao solicitar entregas no lar, pode ser uma boa ideia contar com o valor do 13º salário.
Não é difícil perceber que o principal uso do adiantamento é voltado para emergências. Isso pode ser dito no momento atual, em que o trabalho para aposentados não é uma possibilidade. Então, caso não haja situações inesperadas e for preciso gastar, o que fazer? Vamos conferir agora.
O que levar em conta antes de pedir o 13º salário adiantado?
O primeiro ponto a considerar antes de pedir o adiantamento é o fato de que ele pode ser fundamental para emergências. Portanto, é interessante tê-lo guardado com você. Caso o uso esteja relacionado a qualquer outro motivo que não o emergencial, pode ser mais interessante contar com o pedido do crédito pessoal em vez da antecipação do valor.
Em segundo lugar, pode-se citar a Reforma da Previdência. Com as modificações que podem complicar o acesso a alguns benefícios, ter o décimo salário em mãos para investir, multiplicar a renda ou aplicar em soluções que aumentem o valor recebido (como produtos a serem vendidos) é uma boa ideia.
Finalmente, planejamento é tudo. Antes de tomar qualquer decisão referente ao uso de seu salário natalino, defina metas e objetivos e atenha-se a eles. Antecipar o décimo terceiro pode ser de grande ajuda, mas é fundamental utilizá-lo com parcimônia.
Cabe destacar que você pode conseguir o adiantamento do 13º salário por meio de bancos. Sabendo que o governo vai antecipar 50% desse valor aos aposentados e pensionistas do INSS neste ano, não deixe de utilizá-lo apenas para emergências.
Se você precisar lidar com situações distintas dos exemplos citados, procure conhecer as opções de linhas de crédito para aposentados antes de utilizar seu salário.