planejar o casamento

Confira 3 dicas para planejar o casamento de seus filhos!

Ver um filho ou uma filha casando é a realização de um sonho para os pais. Ainda mais se puderem ajudar a planejar o casamento, dando aquela força extra nesse momento tão importante da vida deles.

A grande maioria dos noivos tem pouco dinheiro para organizar a cerimônia, a festa e até uma viagem de lua de mel. Nesse quesito, os pais podem auxiliar financeiramente para que tudo saia dentro do planejado.

Sendo assim, trouxemos 3 dicas para que possa ajudar seus filhos a ter um evento inesquecível. Confira!

Como os pais podem contribuir no casamento dos filhos?

A famosa frase “tempo é dinheiro” é muito relevante, porque os pais podem orientar e participar das decisões, gerando até uma economia para os noivos, devido à experiência de vida e argumentos de negociação. Mas isso deve ser feito o quanto antes, pois quando se planeja um casamento com antecedência é possível conseguir bons fornecedores e margem para negociar os valores.

Além disso, os pais podem agendar as visitas nas igrejas, conhecer os salões ou chácaras, se for o caso, e participar da escolha do que mais agradou aos noivos. Com isso, conseguirão deixar tudo reservado, inclusive as lembrancinhas e convites.

Assim, sabendo o custo de cada processo, ficará mais fácil ao pai ou à mãe se programar para fazer a reserva de dinheiro necessária e contribuir financeiramente com o casamento dos noivos.

Quais as 3 dicas para planejar o casamento dos filhos?

1. Criar metas de quanto guardar de dinheiro

Para tudo é preciso ter metas, principalmente para guardar dinheiro. Dessa forma, você pode abrir uma poupança ou, melhor ainda, optar por um investimento que tenha rendimento maior, como Tesouro Direto, CDB, fundos de investimentos, entre outros.

Com valores mensais, dependendo de quanto você investe, o acumulado trará impacto e proporcionará maiores ganhos. Então, procure investimentos de curto ou médio prazo. Busque algo que tenha uma rentabilidade interessante e que possa ser resgatado, conforme o período do evento.

2. Conseguir aumentar a renda mensal

Muitas vezes, para aumentar a renda familiar, é preciso produzir uns extras. Assim, não mexerá tanto no seu orçamento mensal. Por isso, veja o que tem facilidade de fazer e comece a fabricar e comercializar.

Se sua comida é muito elogiada, faça pratos rápidos e venda ou comercialize semijoias, perfumes, roupas íntimas e muitas outras mercadorias. Também, você pode fabricar algum produto e oferecer para seu círculo de amizades, para começar.

Já se tiver um carro novo e um tempo durante o dia ocioso, pode trabalhar como motorista de aplicativo. Contudo, lembre-se de que é imprescindível ter seguro. Outra opção é fazer bico de recepção, garçom em festas, restaurantes, dar aula de reforço, ser babá de crianças ou de pet. Tudo depende das suas habilidades e disponibilidade.

3. Descobrir como economizar

Cortar gastos para atingir a meta é a primeira providência a ser tomada. Logo, verifique quais são suas despesas mensais e o que pode ser economizado.

Dessa maneira, reduza os custos com a pizza, com as saídas nos fins de semana, evite comprar roupas, calçados e diversas outras atitudes que considere não essenciais. Ao diminuir o consumo de cada item, ficará surpreso no final do mês com os valores que forem poupados e, assim, poderá investir mais ainda.

Qual a importância do planejamento financeiro pessoal?

O planejamento financeiro tem que ser feito constantemente, porque ele oferece suporte no momento de gastar dinheiro. Consequentemente, fica mais difícil contrair dívidas. Com isso, dependendo do valor disponível, conseguirá investir um montante maior para o casamento dos noivos.

No entanto, se mesmo com sua renda familiar e os extras que forem feitos não atingir o montante necessário, há a opção de se pedir um empréstimo. Todavia, em seu histórico financeiro deverá constar que os pagamentos são efetuados em dia para que aumente o score de crédito e, assim, obter o que precisa.

Viu? Dá para planejar o casamento dos seus filhos sem desespero: basta começar a se organizar com tempo hábil, melhorar sua renda e saber negociar para conseguir bons preços. Além disso, procure uma orientação para saber qual o investimento mais indicado para seu propósito.

As dicas foram legais? Então, compartilhe estas informações em suas redes sociais para que mais pais ajudem seus filhos quando eles forem se casar.

Não perca nenhum post!
Assine nosso blog e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.