Conheça 4 benefícios da linha de crédito para produtor rural!
Há muito tempo, o incentivo financeiro ao produtor rural faz parte das diretrizes econômicas do país. Ao longo de décadas, diferentes linhas de crédito foram estabelecidas para ajudar o agricultor a expandir os seus negócios.
Essas linhas têm algumas características em comum, como a cobrança de juros menores e prazos mais estendidos. Iniciativas fundamentais para fortalecer um dos setores principais do Brasil, responsável por mais de 20% do PIB e que tem um potencial de crescimento de 2,21%.
Aqui, nós vamos conhecer um pouco mais sobre essas linhas de crédito e quais sãos os principais benefícios delas. Continue!
O que é a linha de crédito para o produtor rural?
O intuito desse tipo de linha de crédito é ajudar desde produtores rurais até cooperativas e associações voltadas ao trabalho no campo. Esse é um tipo de financiamento exclusivo para o setor agropecuário. Nesse sentido, o crédito oferecido pode ser utilizado para investimentos na expansão da propriedade, no custeio de safra e até na comercialização de mercadorias rurais.
Saiba que essa linha de crédito tem base na legislação e é conduzida pelo SNCR (Sistema Nacional de Crédito Rural). Esse sistema foi criado em 1964, pela lei 4.595, e é responsável por estabelecer, anualmente, a quantidade de recursos financeiros que poderão ser utilizados para o empréstimo rural.
Os agentes encarregados por aplicar na prática as determinações do SNCR são os bancos e as cooperativas de crédito. As normas são estabelecidas e aprovadas pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) e publicadas pelo Banco Central do Brasil no MCR (Manual de Crédito Rural).
Logo, é determinado que os recursos são destinados a agricultores, pecuaristas, cooperativas de produtores rurais e empresas, sendo estipuladas três formas de uso:
- custeio: para subsidiar os gastos do ciclo produtivo;
- investimento: para a compra de produtos ou serviços para as diferentes etapas produtivas;
- comercialização: para o financiamento de operações de compra ou venda de produtos.
Principais programas de crédito
No Brasil, há diferentes linhas de crédito rural. Elas são classificadas de acordo com o tamanho do produtor e a finalidade do recurso. Vamos conhecer as principais:
- Pronamp: para o pequeno e médio agricultor familiar;
- Inovagro: para investimentos em tecnologia;
- Pronaf: para o custeio e o investimento em propriedade;
- Moderagro: para a atualização e o crescimento dos setores agropecuários;
- PCA: para investimentos na capacidade de estocagem.
Qual é a importância da linha de crédito?
Quando pensamos em linhas de crédito para o produtor rural, precisamos ter duas visões bem determinadas. A primeira, mais centralizada, diz respeito ao agricultor e à sua propriedade. De forma que, principalmente para os pequenos e médios produtores, essa é uma linha de crédito fundamental para que eles possam expandir seus negócios.
Assim, é possível realizar investimentos e conseguir o suficiente para manter a sua produção, inclusive, em momentos de crise. Além disso, para aqueles que têm por objetivo a regularização ou aquisição de mais terras, esses empréstimos são cruciais.
A segunda visão é mais macro, direcionada para os benefícios de médio e longo prazo que esse tipo de recurso traz não só para o agricultor, mas para o país. Afinal, o setor agropecuário brasileiro é responsável por uma significativa parte dos nossos ganhos econômicos.
Para se ter uma ideia, a agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos do mundo. O Brasil representa a oitava maior produção. Sendo assim, quando o governo libera linhas de crédito para o produtor rural, ele faz isso porque sabe a importância desse tipo de incentivo para a nossa economia.
Quais são os 4 benefícios?
A linha de crédito rural tem como características trazer algumas vantagens em relação ao pagamento para quem utiliza. Aqui, selecionamos 4 dos principais benefícios dessa modalidade.
1. Taxas de juros reduzidas
As taxas de juros são um dos grandes entraves ao se pedir um empréstimo. Essa porcentagem pode fazer toda a diferença no valor final das parcelas, chegando, em muitos casos, a dobrar a quantia do financiamento.
Contudo, no crédito rural, as porcentagens cobradas têm como principal característica estar bem abaixo do mercado. Dependendo do tipo de modalidade, é possível que elas sejam reduzidas e cheguem a variar anualmente em torno de 0,5% a 10,5%. Além disso, existe a disponibilidade de redução ou isenção de outras tarifas de serviços.
2. Facilidade para os prazos de pagamento
Os prazos fornecidos para esse empréstimo também têm uma diferenciação, comparado com concessões de crédito comuns. Claro que eles variam conforme o tipo de linha, porém, em média, as parcelas duram de um a dois anos. Em financiamentos concedidos pelo BNDES, por exemplo, esse prazo pode ser ainda maior, chegando a 10 anos.
3. Garante a possibilidade de expansão
Muitos desses financiamentos rurais necessitam que uma análise técnica seja apresentada para validar a efetividade do negócio. Dessa forma, se houver comprovação de que o que é produzido na propriedade tem retorno, é fornecido ao produtor o montante necessário para que ele possa realizar, entre outras coisas:
- aumento de sua safra;
- expansão de sua capacidade de produção;
- investimentos em qualificação de seus funcionários etc.
4. Valores de acordo com as necessidades
As quantias disponibilizadas pelas linhas de crédito rural, obviamente, têm um limite de recursos. Entretanto, os valores são definidos para atender às necessidades dos produtores, principalmente, aqueles de pequeno e médio porte.
Sendo assim, os montantes variam de acordo com a produção, a capacidade econômica do negócio (principalmente em relação ao que é produzido pelo agricultor) e a competência para quitar o financiamento.
Até aqui, percebemos como a linha de crédito pode ser uma ótima ferramenta para a produção rural, ajudando desde o pequeno ao médio produtor a fortalecer o seu negócio. Não podemos deixar de comentar que esse tipo de concessão disponibiliza montantes para que o agricultor possa investir em melhorias para a sua propriedade.
Assim, é um recurso fundamental para aumentar a produção, modernizar equipamentos e até garantir que seja possível a qualificação dos funcionários. Além disso, é um tipo de iniciativa crucial para a economia do país, visto que fornece suporte financeiro para um dos principais setores de produção do Brasil: a agricultura.
Esperamos que o nosso texto sobre linha de crédito para o produtor rural tenha esclarecido suas principais dúvidas. Gostou do conteúdo, tem alguma sugestão ou dúvida? Não se esqueça de comentar!