Agricultura no futuro: 3 tecnologias que podem revolucionar!
Como será a nossa realidade em um amanhã mais próximo é uma dúvida que todos querem esclarecer. Nessa perspectiva, vislumbramos tecnologias que prometem transformar a vida do ser humano. Apesar desse cenário crescer rapidamente, a agricultura do futuro vem acontecendo em uma realidade muito mais veloz que a vida urbana.
Sistemas que funcionam sem a demanda de mão de obra, acompanhamento de plantio e colheitas via GPS, melhoria genética de frutas, legumes e verduras não são mais histórias de ficção científica, mas realidades.
Neste artigo, levantamos o que podemos esperar da agricultura no futuro e como ela pode atingir toda a sociedade. Aproveite a leitura!
Qual é a importância do agronegócio?
A cultura econômica do nosso país é baseada no agronegócio, forte característica desde os primórdios da colonização. No ano de 2018 ele representava 23% e, no ano seguinte, teve um crescimento de dois pontos percentuais.
Mesmo em um cenário de fortes incertezas o setor apresenta positividade e crescimento, sendo, assim, de extrema importância para o Brasil. Tecnologias que permitem alavancar o agronegócio são sinônimos de ferramentas para potencializar a economia brasileira.
Quais são as expectativas para o futuro nesse setor?
É praticamente impossível não imaginar como a tecnologia pode revolucionar o agronegócio, tornando-o eficiente, produtivo e até mais saudável para os seus consumidores. Além disso, é fundamental que o setor esteja preparado para o forte crescimento da demanda futura.
Segundo Food and Agriculture Organization of the United States (FAO), o crescimento da produção do agronegócio deve aumentar em 70% até 2050 para atender a população mundial. Atuar de maneira operacional, com altos custos produtivos e mão de obra manual, é praticamente atuar sem a penetração de tecnologias como inteligência artificial, blockchain e outros recursos.
Quais são as principais tecnologias que devem ser utilizadas?
1. Máquinas autônomas
Diferentemente do que vemos dentro da realidade urbana, na área rural está muito mais próximo o dia em que encontraremos veículos autônomos realizando tarefas de extrema importância — como colheita, plantio e adubagem — sem a necessidade do controle humano.
Eles são guiados por GPS, sensores e câmeras que executam todos os procedimentos com alta precisão, sem nenhum risco produtivo. É bem provável que, em breve, lavouras sejam guiadas por máquinas que não só realizam tarefas operacionais, mas também evitam que fungos e larvas afetem os alimentos.
2. Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial é uma grande característica da agricultura do futuro. Por meio desse tema, gestores rurais podem tomar decisões de maneiras mais assertivas e eficientes para sua administração. Por exemplo, colheitas podem ser analisadas em tempo real, o que facilita o processo de venda dos alimentos cultivados.
Além disso, será possível monitorar a qualidade do plantio, verificando se há alguma necessidade corretiva para evitar prejuízos e perdas. Esse processo se torna muito mais rápido do que se fosse feito pelo olhar do ser humano.
3. Drones, satélites e GPS
Os três itens já estão na realidade de muitos setores, não sendo nada diferente para o agronegócio. Com o avanço da qualidade de imagens de satélites, fazendas com grandes hectares são verificadas com mais facilidade para definir o melhor momento da colheita ou verificar a previsão climática. A utilização de drones também oferece o mesmo propósito de monitoramento e controle produtivo.
As tecnologias que surgem diariamente são grandes promessas que levam o termo agricultura do futuro a uma forte expectativa para agricultores e pecuaristas. É fundamental estar atento sobre os lançamentos e incluí-los para tornar a produção mais eficiente, a um menor custo e com melhor qualidade de colheita.
Quer se manter informado sobre esse e outros assuntos do setor? Acesse nosso site
dezembro 6, 2019 às 5:29 pm
Poderiam falar sobre a indústria leiteras que está tão desmotivado.
dezembro 6, 2019 às 6:13 pm
Olá, Sabrina! É uma ótima dica! Obrigada pelo feedback! Iremos providenciar o material 😀